top of page

Sobre o Teatro Avenida

Texto pela Historiadora, Profa. Mestre e Dra. Valéria Torres.

A economia da cidade de Espírito Santo do Pinhal cresceu e se desenvolveu em torno da cultura do café que passou a ser cultivado na região por volta de meados de 1860, no entanto, foi entre o final do século XIX e início do século XX que a cafeicultura pinhalense encontrou o seu auge.


O Cine Theatro Avenida estilo politeama é Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico, de nossa cidade. Existe por obra de três famílias pinhalenses: os Bartholomei, Galeano e Martins que o construíram e inauguraram em 29 de dezembro de 1927. 

Fundadores

Recorte do Caderno Cultural do Jornal da Cidade.

Espírito Santo do Pinhal, 17 de julho de 1999.

Da década de 20 do século XX até 1999 o Theatro Avenida fez uma trajetória histórica irregular, foi rink de patinação, sede da Pinhal Rádio Clube e ocupação pelo Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário local. Diante de tanta irregularidade, o prédio entrou em degeneração, o que o levou quase a extinção.

E sobreviveu graças ao trabalho dedicadíssimo ao mesmo tempo árido e doloroso da Associação Pinhalense de Cultura, especialmente representada pela atuação senhores Dr. Carolino Francisco Sucupira Mendes e Silva e João Batista Tamaso que com muito esforço pessoal convenceram 28 os proprietários herdeiros a vender o Theatro Avenida à Prefeitura Municipal, sendo assim, o  Theatro Avenida passou a fazer parte do patrimônio público de Espírito Santo do Pinhal.

 

Em 1986, foi feita licitação para projetos de restauro, quando também houve a participação ativa da Associação Pinhalense de Cultura, que, também em 1992 conseguiu tombamento do pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Com isso, ter-se-ia a garantia de que se preservariam as características originais do seu estilo arquitetônico, além da preservação de suas características históricas.

 

Mais tarde em 1999 ano comemorativo do Sesquicentenário de E.S. do Pinhal outro grupo de pinhalenses sob a articulação do Sr. Laercio Casalechi, formou a A.A.T.A - Associação Amigos do Cine Theatro Avenida, com o objetivo de administrar o restauro do Cine Theatro Avenida. Em 2009, uma década depois, o teatro foi reinuagurado sob a gestão do, então prefeito Paulo Klinger Costa.

 

A partir, de então, o Theatro Avenida entrou em funcionamento, pelo seu palco passaram grandes nomes como Fernanda Montenegro, Déborah Falabela e uma descoberta recente, que valoriza a gloriosa história do Theatro Avenida, foi o concerto de Heitor Villa-Lobos no dia 8 de março de 1931, neste ano Em 1931, o compositor se apresentou em mais de 110 cidades do interior de São Paulo com concertos gratuitos. Segundo anotações de seu afinador de piano, foi nessa época que se  apresentou pela primeira vez sua obra 'O Trenzinho do Caipira'. O teatro também cumpre o seu papel local de abrigar, acolher e fomentar os artistas e grupos de teatro locais como Cia Trupeçar, Viva Arte e Grupo Flacos.

 

O fato de o Cine Theatro Avenida estar em pleno funcionamento é fruto da gestão e da parceira entre o público e o privado, criando uma política de cultura para Espírito Santo do Pinhal que possa trazer retornos dos mais variados culturais, educacionais e financeiros. Uma política de preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural é fundamental para a construção de uma educação consciente e preocupada com o desenvolvimento da cidadania.

Rodapé com fundo de plateia e régua institucional

Copyright © 2022 - 2024 por Metropol Cultura. Todos os direitos reservados.

bottom of page